Contabilidade para Advogados

Como abrir uma sociedade de advogados

Como abrir uma sociedade de advogados

Com o grande número de advogados desempregados ou a espera de um concurso. Ter uma sociedade de advogados tem conquistado muitas pelas vantagens e trabalhar em algo que goste dentro da profissão.

A área do direito é importante fazer bons contratos e ter bons relacionamentos. Assim, uma sociedade de advogados é uma boa forma de ajudar outros advogados e o público.

O diferencial é focar em alguma área ou segmento especifico que seja uma dor não atendida pela sociedade.

Dessa forma, este artigo vai abordar como abrir uma sociedade de advogados.

O que é uma sociedade de advogados?

É uma sociedade que tem fins lucrativos para prestar um serviço a qualquer pessoa.  Vale estabelecer aqui que o Código Civil define que a advocacia não pode apresentar caráter empresarial.

Sociedade de advogados x Advocacia Unipessoal

Uma sociedade de advogados é constituída com dois ou mais profissionais e a razão social é em nome de pelo menos um advogado responsável. Tento uma vantagem que você pode crescer profissionalmente.

Já uma advocacia unipessoal é apenas um advogado por conta própria, tem a sua própria razão social e não pode ter sócios.

Como abrir uma sociedade de advogados

Para abertura de qualquer instituição é necessário ter um CNPJ, pois ele precisa ser uma pessoa jurídica. Veja agora outros detalhes para abrir uma sociedade de advogados.

– Nome da Sociedade

A razão social deve ser em nome de uns dos advogados. E o nome fantasia pode ser de escolhas dos proprietários.

– Escolha um Sócio

Na sociedade de advogados é necessário ter um sócio, sendo relevante uma pesquisa rápida sobre a pessoa e também para que não haja problemas futuros.

– Formalização

Para formalizar uma sociedade de advogados deve recorrer com o registro do contato social junto com à OAB do seu Estado.

Como elaborar um contrato social

Uma sociedade de advogados deve ser realizada um contrato social para constituição da sociedade e pagar as taxas devidas.

Veja os documentos para elaboração:

  • Estado Civil (dos sócios), se casado – regime;
  • Profissão;
  • Valor do Capital (quanto maior o capital, maior a contribuição sindical anual da empresa);
  • Administração da empresa (isoladamente ou em conjunto pelos sócios)
  • Descrição exata da atividade da empresa;
  • Participação societária de cada sócio;
  • Nome da empresa para busca.
  • Nº do recibo das 2 ultimas Declarações de Imposto de Renda P.F. ou Título de Eleitor caso tenha elaborado a declaração de isento.

É importante nesse momento a contratação de uma empresa de contabilidade para poder te dar um maior suporte na criação da sua sociedade.

Caso, os sócios querem ter um espaço físicos, é preciso ter alguns documentos. Veja:

  • Alvará de funcionamento
  • Alvará de corpo de bombeiros
  • Respeitar o Estatuto da OAB
  • Registrar o contrato social na Junta Comercial e na OAB.

Tributação para sociedade de advogados

Existem três tipos de tributação para empresas. O que diferencia cada uma delas é o faturamento e como é feito o recolhimento de impostos.

– Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário voltado para micro e pequenas empresas. Para optar por este regime, o empreendimento deve ter um faturamento de no máximo R$ 4,8 milhões por ano.

Uma vantagem deste regime é o recolhimento de impostos simplificado através de uma única guia -DAS (Documento de arrecadação do Simples Nacional).

– Lucro Presumido

O Lucro Presumido é um tipo de fórmula de tributação simplificada. O cálculo é feito sobre o imposto de renda (pessoa jurídica) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).

– Lucro Real

O Lucro real é um regime tributário onde os impostos são calculados sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.

Conclusão

Com isso, concluímos que é para abertura de uma sociedade de advogados é necessário um bom planejamento e ajuda de profissionais capacitados tem relevância nesse processo.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

O Grupo Rhodes é uma empresa que acredita na valorização da classe depende da conduta profissional, por isso atua com consciência de seus deveres como cidadãos, concorrendo para que o trabalho seja instrumento de controle e orientação útil e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *