Dicas de Gestão

Abertura de Empresas, Alterações Contratuais e Baixa de Empresas em Brasília

Descubra como é o processo de abertura de empresas.

Dentre os principais desejos compartilhados entre os empresários brasileiros, o sonho de empreender e se tornar dono de seu próprio negócio é o que mais se destaca. Isso porque, processos como a abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas requerem uma atenção desdobrada.

No entanto, nem todos os empresários sabem como lidar com o desenvolvimento de cada processo citado acima.

Diante disso, muitos profissionais acabam apresentando uma série de dúvidas. 

Contudo, a fim de evitar que isso ocorra, é possível contar com apoio de um profissional contábil especialista no assunto.

Pensando em como auxiliar nossos leitores, preparamos este conteúdo. Leia com atenção e aprenda um pouco mais sobre a abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília.

Abertura de empresas em Brasília 

Ao empreender, se faz importante que todo empresário  compreenda o que são os processos de  abertura de empresas, alterações contratuais e baixa empresas em Brasília, a fim de  conseguir lidar com cada um deles de maneira individual.

Sendo assim, a primeira etapa ocorre quando um empreendedor decide começar a montar o seu negócio, iniciando assim com a abertura da sua empresa.

Sabemos que todo início no empreendedorismo de sucesso depende de um bom planejamento. Deste modo, o uso de um plano de negócios detalhado, se faz indispensável.

Sendo que quando o empreendedor ignora esta etapa, poderá estar prejudicando o desenvolvimento de seu negócio e acabar atuando de forma irregular.

Segmento de atividade

Após feito o planejamento também será preciso definir qual o segmento de atividade de sua organização. No Brasil, é possível escolher entre as seguintes opções:

  • Indústria;
  • Prestação de serviços;
  • Comércio atacadista.


Regime jurídico

Como terceira etapa a ser desenvolvida no processo de abertura de negócios, é preciso fazer o enquadramento da empresa no melhor regime jurídico. 

São opções de natureza jurídica:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA), Simples (SS) ou Anônima (SA).


Por último, será necessário ter em mãos todos os documentos exigidos na abertura de uma empresa em Brasília.
Para que todo o processo seja feito de maneira assertiva não se esqueça de contar com o apoio de um profissional especializado no assunto, como um contador. 

Aproveite para aprender lendo: Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar seu negócio

Alterações contratuais em Brasília 

Dando sequência à nossa lista de processos que um empresário precisará lidar ao longo da sua vida, temos as alterações contratuais.


Isso porque, como o próprio nome já diz, este é um processo que permite a alteração de alguma informação no contrato social de uma empresa.


Deste modo, são vários os motivos que podem levar um empreendedor a recorrer à uma alteração contratual, como:

  • Mudança no capital social;
  • Entrada e saída de sócios;
  • Alteração no tipo jurídico.


Como é o processo?

O processo de alteração contratual de empresas de Brasília ocorre quando de acordo com as normas de município e o estado que o empreendimento está localizado.


Mas atenção, o cumprimento de algumas etapas acabam sendo as mesmas para todas as regiões em território brasileiro, independentemente de onde a empresa se encontra. 

Como por exemplo, a entrega das informações do empreendimento e o cadastro da pessoa jurídica referente à Junta Comercial, Receita Federal etc.

Leia mais sobre: Abra um E-commerce: Continue vendendo mesmo sem loja física

Baixa de empresas no Brasília

Finalizando o assunto sobre abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília, chegou o momento de explicarmos a última opção. 


Neste caso, para o processo de baixa de empresas, o empresário deverá realizar todos os processos, como:

  • Débitos previdenciários;
  • Distrato social;
  • FGTS e CRF, até nas empresas sem funcionários;
  • Tributos federais;
  • Comparecer na Junta Comercial;
  • Baixa no CNPJ.


Sendo assim, após compreender cada um dos processos citados ao longo deste artigo se faz necessário ressaltar a importância da orientação de uma contabilidade. 

Conte com apoio especializado e tenha mais tempo para as tomadas de decisões da sua empresa. 

Dispomos de uma equipe treinada, que efetua diariamente todos os registros necessários de suas operações administrativas e financeiras, assim conseguimos lhe auxiliar em suas tomadas de decisões em tempo real.

Gerenciamos diariamente o financeiro dos nossos clientes, desde o acompanhamento das contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros. Tudo isso de forma prática e eficiente.

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para aprender mais, acesse nosso blog e confira também: Inteligência tributária: como melhorar a gestão tributária.

Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *