Dicas de Gestão

Entenda como o home office está repercutindo nas negociações de acordos e convenções coletivas

Desempenho do home office durante a pandemia.

Nos dias atuais, onde o home office está cada vez mais em alta, o gerenciamento de uma empresa depende diretamente de uma série de fatores.

Principalmente em meio a uma pandemia, na qual está sendo preciso encontrar novas oportunidades que auxiliem no fortalecimento de um negócio.

Entre elas, encontra-se a adoção do trabalho remoto, amplamente conhecido como home office. A adoção desta medida possibilita que gestores e colaboradores possam atuar fora do escritório, dando sequência no desenvolvimento das atividades operacionais.

A fim de auxiliar no entendimento de como o home office está repercutindo nas negociações de acordos e convenções coletivas, continue lendo este conteúdo.

O que é o home office?

O trabalho remoto, ou home office, é um regime de trabalho no qual um colaborador é orientado a realizar suas atividades em casa.

Ressaltamos que apesar da tradução “home” remeter a casa, o desenvolvimento das atividades, dependendo do tipo de trabalho, pode ser executado em qualquer lugar com acesso à internet.

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, o Home Office não é nenhuma novidade. No entanto, devido a pandemia, este regime de trabalho se tornou essencial para o dia a dia de vários profissionais.

Principalmente, no atual contexto, onde é preciso adotar medidas preventivas à saúde dos colaboradores. Dessa forma, muitas empresas tiveram que interromper as atividades presenciais.

Além disso, leia mais: Imposto de Renda 2021: veja o passo a passo para fazer a declaração

Vantagens do home office em tempos de pandemia 

Durante o período de pandemia, vários negócios deram sequência às suas atividades em regime home office.

Dessa forma, no atual contexto, os adventos da tecnologia e internet possibilitaram a realização de reuniões de maneira remota com colaboradores e clientes.

Confira a seguir as principais vantagens proporcionadas pelo home office as empresas:

  • Permanência do negócio de maneira competitiva no mercado;
  • Preservação da saúde de colaboradores;
  • Redução de gastos;
  • Retenção e atração de talentos;
  • Dentre outros.

Aproveite para ler: Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar seu negócio

Home office provoca crescimento de negociações coletivas

O projeto Salariômetro da Fipe aponta que o home office está cada vez mais presente nas mesas de negociações entre empresas e sindicatos.

Segundo pesquisa, o total de acordos e convenções coletivas envolvendo o desenvolvimento de atividades remotas cresceu cerca de 236%, quando comparado a 2019.

Em relação à proporção total, estima-se que o home office fazia parte de 2,4% das negociações, saltando para 15,4% até o mês de setembro de 2020.

O salariômetro da Fipe, ainda estima que ao longo do ano passado, cerca de 5,8 mil negociações coletivas envolveram o trabalho remoto.

Atividades

A negociação do desenvolvimento de atividades não se dá da mesma forma em todos os setores.

Isso porque, entre as 40 atividades acompanhadas pelo projeto da Fipe, cerca de 11 concentram mais de 80% dos casos em 2020.

Deste modo, entre as 11 atividades com maior número de negociações, o setor que lidera com o maior percentual é o de Telecomunicações e o de processamento de dados.

Sendo assim, veja a seguir quais são os percentuais de cada setor:

  • Telecomunicações, telemarketing, processamento de dados e tecnologia da Informação: 44,1%;
  • Serviços a terceiros e fornecimento de mão de obra: 41%;
  • Educação, ensino e formação profissional: 38,9%;
  • Assessoria, consultoria e contabilidade: 29,3%;
  • Comércio atacadista e varejista: 27,6%;
  • Organizações não governamentais: 22,1%;
  • Construção Civil: 16,4%;
  • Bares, restaurantes, hotéis, similares e diversão e turismo: 15,2%;
  • Indústria metalúrgica: 14,1%;
  • Transporte, armazenagem e comunicação: 13,1%;
  • Indústria química, farmacêutica e de plásticos: 10%.

Precisa de ajuda com a gestão de sua empresa?

Conte com apoio dos serviços especializados da Rhodes Contadores Associados. Oferecemos atendimento personalizado por profissionais capacitados que conhecem e entendem quais são as necessidades gerenciais dos clientes.

Ter apoio de um profissional contábil se faz de crucial importância para o desenvolvimento estruturado e saudável de uma empresa

Portanto, fale hoje mesmo com os nossos consultores e compreenda como nossa empresa pode ajudar o seu negócio de forma eficiente.

Confira também as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog. Estamos sempre compartilhando novos conteúdos e dicas como nossos leitores e que podem ajudar na gestão de sua empresa.

Além disso, aproveite para acompanhar: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *