Dicas de Gestão

Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular

Continue lendo nosso artigo e compreenda mais sobre o que é o ponto de equilíbrio e como calculá-lo. Aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre!

Um dos principais elementos a ser abordado em um planejamento de negócios é o cálculo do ponto de equilíbrio.

Deve-se ter em mente que, a receita total de uma organização corresponde à soma de seus custos e despesas. Dessa forma, uma situação de equilíbrio corresponderia a ausência do lucro, mas também sem existência de prejuízo.

Ou seja, o ponto de equilíbrio é um número específico, usado como referência, para que um empresário saiba o quanto sua empresa precisa faturar para que possa honrar com suas obrigações e despesas.

Portanto, continue lendo nosso artigo e compreenda mais sobre o que é o ponto de equilíbrio e como calculá-lo. 

Qual a importância deste cálculo?

O ponto de equilíbrio é um importante indicador financeiro, sendo que o seu cálculo é de fundamental importância para a saúde financeira de uma empresa. 

Deste modo, quando uma empresa se encontra em equilíbrio, significa que obteve retorno ou lucro dos investimentos realizados. Porém, quando apresentado valores abaixo do valor de equilíbrio, significa que a receita obtida não foi o suficiente para cobrir suas despesas e custos.

Aprenda mais lendo: Relatórios gerenciais: o que são e como usar nas decisões

Qual a sua relação com a gestão de uma empresa?

A fim de manter uma boa gestão, é fundamental que um empreendedor tenha ciência da situação de sua empresa, em tempo real.

Desta forma, é preciso se ater aos indicadores, como de investimentos, custos, número de clientes, estoques e posição financeira.

Sendo assim, para que um negócio possa estar em constante crescimento, é preciso garantir a saúde do negócio, fazendo um bom planejamento financeiro.

A elaboração de um planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes. Isso porque, a sua aplicação orientará nas tomadas de decisões de maneira eficiente. Além de possibilitar a definição de estratégias, dentre outras atividades organizacionais. 

Leia mais sobre: 5 vantagens de terceirizar a gestão financeira da sua empresa

Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico

Toda empresa deve buscar fazer uma avaliação de diferentes situações em seu cenário, dentre elas: contábil, financeira e econômica. 

Desta maneira, continue lendo o nosso artigo e compreenda um pouco mais sobre cada um destes modelos:

Ponto de equilíbrio contábil 

O ponto de equilíbrio contábil é o mais comum e utilizado em análises. Isso porque, este modelo de cálculo representa o quociente do resultado entre os valores de custos e despesas, pela margem de contribuição.

Sendo assim, por se tratar um de um cálculo que não apresenta os lucros obtidos, nem os prejuízos, muitos especialistas o consideram ultrapassado para a elaboração de um planejamento.

Sendo sua fórmula de cálculo:

Ponto de Equilíbrio Econômico = Custos e despesas fixos + Custos de oportunidade /MC unit

Ponto de equilíbrio financeiro 

O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro permite trabalhar a depreciação de ativos e das despesas não desembolsáveis. Ou seja, todos aqueles valores que podem influenciar na redução de lucro, mas que não representam uma saída de caixa. 

Desta forma, serão considerados os gastos que representam o desembolso de dinheiro no fluxo de caixa. 

Para realizar o seu cálculo, utilize a seguinte fórmula:

Ponto de Equilíbrio Financeiro= Gastos Fixos –Gastos não desembolsáveis/MC unit

Ponto de equilíbrio econômico 

Por último, temos o ponto de equilíbrio econômico, onde o gestor poderá fazer uma ocorrência monetária.

Em seu cálculo, deverá ser considerado os valores investidos, compreendendo assim o quanto de lucro poderá obter sobre o valor investido.

Para realizar o seu cálculo o empreendedor precisará:

Ponto de Equilíbrio Contábil = Gastos Fixos/ MC unit

Portanto, o ponto de equilíbrio é um dos indicadores mais importantes e relevantes para a realização de um bom gerenciamento de um negócio. Por meio de seu cálculo, é possível obter uma ampla visão da saúde de suas finanças.

Precisa de apoio na gestão financeira de sua empresa? Conte com apoio especializado e tenha mais tempo para as tomadas de decisões da sua empresa. 

Dispomos de uma equipe treinada, que efetua diariamente todos os registros necessários de suas operações administrativas e financeiras, assim conseguimos lhe auxiliar em suas tomadas de decisões em tempo real.

Gerenciamos diariamente o financeiro dos nossos clientes, desde o acompanhamento das contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros. Tudo isso de forma prática e eficiente.

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para aprender mais, acesse nosso blog e confira também: Inteligência tributária: como melhorar a gestão tributária.

Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *