Dicas de Gestão

Planejamento Orçamentário para 2021, comece agora!

A sua empresa já possui um planejamento orçamentário para o próximo ano? Leia o nosso artigo e descubra todo os passos necessários. Vamos lá?

A sua empresa já possui um planejamento orçamentário para o próximo ano? Saiba que este simples documento é uma importante ferramenta para a sua gestão empresarial. 

Isso porque, a falta de orçamento é um dos principais motivos de fracasso no mercado das empresas brasileiras.

Sendo assim, chegou o momento de dedicar a devida atenção e elaborar um planejamento orçamentário para 2021.

Deseja entender melhor o que e como criar um para a sua empresa e otimizar a sua gestão? Leia nosso conteúdo quais são os passos iniciais. Acompanhe!

O que é Planejamento Orçamentário?

O planejamento orçamentário servirá como fonte de orientação para o desenvolvimento de uma empresa no próximo ano. Isso porque ele fornecerá dados como projeção de receitas, despesas, custos e investimentos. 

Assim, é como se a empresa estivesse fazendo sua contabilidade de trás para frente. Logo, é de fundamental importância contar com apoio de um profissional contábil especializado, que possa fazer a diferença na estruturação e resultado de seus processos.

No entanto, ressaltamos que o planejamento orçamentário 2021 de uma empresa não deve ser confundido como uma tarefa de suposição de receita. 

Sendo assim, é crucial que seja feito uma análise sobre os processos realizados este ano e nos anteriores, a fim de que possa ter uma base. 

Aproveite para ler mais sobre: Relatórios gerenciais: o que são e como usar nas decisões

O que considerar no Planejamento Orçamentário de sua empresa?

Agora que o leitor já compreendeu melhor o que é um planejamento orçamentário, vamos te ensinar quais são os principais elementos que compõem este documento.

Veja a seguir quais são:

  • Planejamento de Vendas;
  • Orçamento de Custos de Produção;
  • Orçamento de Gastos com Pessoal;
  • Projeção de Deduções de Vendas;
  • Orçamento de Despesas Operacionais;
  • Orçamento de Investimentos.

Todos os elementos citados acima são considerados fundamentais para que o empreendedor possa realizar, no próximo ano, uma gestão empresarial de sucesso.

Contudo, é preciso lembrar que não existe uma receita de bolo milagrosa, que poderá ser aplicada em todos os modelos de empresa. 

Dessa forma, é fundamental buscar o apoio de um profissional especializado e, assim, garantir uma maior assertividade no seu planejamento orçamentário.

Aproveite para compreender: Inteligência tributária: como melhorar a gestão tributária

Elementos fundamentais para fazer um bom Planejamento Orçamentário

Todo empreendedor precisa se ater a três aspectos fundamentais ao realizar um bom planejamento orçamentário 2021.

Veja a seguir quais são:

  • Orçamento mensal: Possui uma organização mensal, para o alcance de resultados positivos em seu controle financeiro.
  • Orçamento anual: Por meio da criação de um planejamento financeiro empresarial, o empreendedor poderá projetar a sua receita do próximo ano e, assim, realizar investimentos de forma saudável e estruturada em seu negócio.
  • Fluxo de Caixa: Este é um instrumento essencial no controle e planejamento de finanças empresariais.

Sendo assim, o planejamento orçamentário 2021 é um importante documento que deve ser realizado não somente pelos grandes empresários como também por aqueles que estão montando o seu pequeno negócio.

Quais são as principais vantagens para a sua empresa?

Como foi possível perceber ao longo de nosso conteúdo, o planejamento orçamentário é de fundamental importância na realização de uma gestão financeira eficiente. 

Além disso, são vantagens a serem percebidas em sua empresa: 

  • Melhoria da gestão de recursos;
  • Definição de metas e objetivos a curto e médio prazo;
  • Maior embasamento para as tomadas de decisões estratégicas;
  • Maior controle de custos e despesas;
  • Melhoria da gestão de RH;
  • Definição de preço.

Sendo assim, é importante ressaltar que, caso a sua empresa ainda não possua um planejamento orçamentário 2021, que ela comece a se preparar para elaborá-lo. Visto que sua aplicação possui um grande número de vantagens a longo prazo para seu negócio. 

Precisa de ajuda com a elaboração do planejamento orçamentário de sua empresa? Aqui na Rhodes Gestão Financeira, nós terceirizamos todos os processos para garantir ao empreendedor maior comodidade e assertividade nos negócios.

Nossa maior missão é facilitar a gestão financeira das empresas com agilidade, excelência e confiança nas informações, com foco no crescimento e tomada de decisões.

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo. Para aprender mais, acesse nosso blog e confira também: O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *