Dicas de Gestão

A importância dos serviços de contabilidade consultiva durante momentos de crise

Atuação e suporte de uma contabilidade consultiva.

A contabilidade consultiva desempenha um papel de fundamental importância no dia a dia de uma empresa. Isso, principalmente, quando falamos em um contexto marcado por crise financeira.

Devido a pandemia da Covid-19, a crise econômica afetou diretamente todo o mercado empresarial.

Deste modo, empresas de todos os segmentos estão enfrentando grandes mudanças, tendo que buscar novas formas que possibilitem contornar os efeitos econômicos e sociais causados pela crise.

No contexto atual, em meio há uma pandemia, muitos empresários têm se encontrado em um cenário de incertezas e insegurança. Isso porque, do ponto de vista mercadológico, está sendo preciso se adaptar e até mesmo reinventar as operações de seu negócio.

Em meio a este cenário de constante instabilidade, os serviços de uma contabilidade consultiva vem ganhando destaque e ajudando os empresários a superarem os desafios atuais.

Sendo assim, continue sua leitura e aprenda como a contabilidade consultiva vem auxiliando as empresas durante momentos de crise. Acompanhe! 

O que é a contabilidade consultiva?

Em um serviço especializado, como a contabilidade consultiva, o profissional contábil atua de forma mais  próxima do empreendedor,  se tornando um verdadeiro aliado estratégico.

É o que garante a sobrevivência de uma empresa durante um momento como o de recessão econômica.

A sua interação se dá de modo estratégica e tem como principal intuito assegurar o alcance de melhores resultados, além de orientar a tomar decisões mais assertivas e sempre de forma planejada.

Dessa forma, a contabilidade consultiva possui o propósito de estar próximo ao cliente, a fim de melhorar a saúde financeira de cada organização. 

Diante disso, é de extrema importância que o profissional saiba como orientar cada empresário diante de um cenário de crise e de acordo com as especificidades de seu negócio. 

Por este motivo, é preciso que o profissional consultor conheça e entenda quais são as leis trabalhistas e como elas são aplicadas, fatores de prevenção, dentre outros pontos que podem contribuir no oferecimento de um serviço eficiente e de qualidade.

Leia também o nosso artigo referente ao tema: Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar seu negócio

Por que implementar uma contabilidade consultiva?

Por meio de uma contabilidade consultiva, o gestor poderá ter uma visão ampla de suas operações.

É o que permite que ele obtenha um conhecimento mais estratégico e assertivo sobre o seu negócio, assim como quais serão os próximos passos para otimizar os resultados.

Desse modo, o contador atua assumindo um papel consultivo e se torna uma peça indispensável para todos os modelos de negócios que desejam sobreviver em um período de crise.

Assim, em um primeiro momento, é preciso realizar um diagnóstico minucioso da situação na qual a empresa se encontra.

Tendo como primeiro passo a elaboração de uma análise do cenário econômico atual,  avaliando o mercado de cada cliente, levantando quais são e as perspectivas de crescimento, assim como quais são os reflexos negativos diante da crise.

Confira: Planejamento contábil tributário: Saiba qual a importância!

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão num cenário de crise

Para que um negócio obtenha sucesso, é preciso que seu crescimento ocorra de forma segura. Logo, é preciso contar com a orientação de um profissional de contabilidade se torna indispensável.

Em meio a um cenário de crise, na prestação de um serviço consultivo, o contador pode ser considerado como importante agente de transformação e gerenciamento de crise.

Isso porque, por meio de uma análise criteriosa em busca da identificação de fatores, o consultor irá analisar, processar e estudar todo o cenário no qual uma empresa se encontra.

Após isso, se torna possível trabalhar medidas preventivas, elaborar um plano de gerenciamento de crise com ações estratégicas e ágeis que contribuam na integridade da empresa.

Contrate uma contabilidade consultiva!

Como o leitor pode comprovar neste artigo, contar com a contabilidade consultiva é de crucial importância, principalmente para os empresários que desejam superar a crise e fazer o seu negócio crescer.

Você pode contar com uma empresa de consultoria que tenha credibilidade no mercado, como o Grupo Rhodes.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe conosco quais vêm sendo as estratégias adotadas em sua empresa para a contabilidade consultiva.

Precisa de apoio na realização da gestão de sua empresa? Gerenciamos diariamente o financeiro dos nossos clientes, desde o acompanhamento de contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros. Tudo isso de forma prática e eficiente.

Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *