Dicas de Gestão

Gestão de pessoas: Entenda a importância para o crescimento da empresa

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Os resultados de uma gestão de pessoas eficiente, tem atraído cada vez mais a atenção dos empresários brasileiros. 

Isso porque, manter uma equipe de funcionários satisfeitos e motivados, pode resultar em inúmeros benefícios para uma organização. 

Além disso, administrar um time de profissionais com qualidade, possibilita que sua empresa se destaque no mercado, se tornando mais produtiva e se diferenciando de seus concorrentes. 

A seguir, iremos compartilhar com o leitor qual a importância de fazer corretamente a gestão de pessoas e como ela contribui para o crescimento de sua empresa. 

O que é e qual a importância da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma importante ferramenta, que pode ser compreendida como um conjunto de estratégias administrativas que quando aplicadas em uma organização contribui ativamente para o desenvolvimento de seu capital humano. 

Popularmente conhecida como gestão de recursos humanos, esta é uma técnica que possui como principal objetivo humanizar os processos de uma empresa

Dessa forma, as suas estratégias são implementadas por meio da participação de profissionais especializados, visando o envolvimento, desenvolvimento e capacitação de cada colaborador. 

Sendo assim, cabe aos gestores realizar um diagnóstico completo do ambiente de trabalho, devendo aplicar as suas técnicas e obter bons resultados. 

Portanto, podemos afirmar que a gestão de pessoas é fundamental para o desenvolvimento de profissionais, assim como, para o clima organizacional de cada empresa. 

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Principais pilares da gestão de pessoas

A gestão de pessoas possui cinco principais pilares. Continue sua leitura e confira o que cada um significa. 

1-Motivação

A motivação profissional é considerada como o ponto de partida, entre os pilares da gestão de pessoas. 

Isso porque, toda empresa depende diretamente do comprometimento individual de cada colaborador. 

Uma vez que, um funcionário desmotivado, por maior que seja a sua qualificação e capacidade, tende a render menos. E no primeiro momento oportuno ele buscará sair de sua empresa. 

Por este motivo, é de crucial importância, entender quais são os fatores que motivam os funcionários, ou seja, o que pode ser aplicado que os incentivam a trabalhar com mais vontade, fazendo com que permaneçam na instituição.

Confira agora nossas principais dicas, que auxiliam na motivação de uma equipe:

  • Entenda quais são as necessidades de cada colaborador;
  • Estabeleça metas coletivas e individuais;
  • Tenha transparência em seus processos seletivos;
  • Forneça feedbacks periódicos.

2-Comunicação

A comunicação é um importante pilar, interligando a motivação. Isso porque, para que uma empresa consiga manter seu funcionário sempre motivado, é preciso que haja boa relação. 

Claramente, não estamos falando apenas da comunicação entre profissionais de um mesmo setor, ou entre administradores e subordinados. 

É fundamental, que a comunicação esteja integrada entre todos, o que possibilitará o acessos e propagação de informações de maneira correta. 

Para melhorar a comunicação em sua empresa, confira nossas dicas:

  • Implemente um sistema de comunicação interna entre os colaboradores;
  • Tenha uma maior agilidade nas respostas;
  • Preze pela comunicação imediata entre as pessoas da sua corporação;
  • Mantenha todos os gestores e equipe sempre informados. 

Leia também: Assessoria empresarial: Por que é importante para sua empresa?

3-Trabalho em Equipe

O terceiro pilar da gestão de pessoas é o trabalho em equipe. Sendo este pilar, extremamente importante para que toda a organização, gestores e colaboradores, compreendam que fazem parte de uma equipe. 


Ou seja, que todos fazem parte de um ambiente empresarial, mesmo que distribuídos entre setores e áreas de desenvolvimento diferentes. 

Por este motivo, é preciso contar com o trabalho em equipe, assim como, no esforço coletivo para que todos os problemas e atividades possam ser solucionados em grupo e de forma benéfica a todos.

Contudo, é preciso que o trabalho em equipe, seja realizado de forma natural, por meio de iniciativas organizadas, criando um ambiente saudável e produtivo. 

4-Conhecimento e competência 

Para que todos os três pilares, acima mencionados, funcionem corretamente é preciso que durante a realização da gestão de pessoas, haja conhecimento e competência.

Uma vez que, sem isso, os colaboradores não conseguem executar as suas tarefas com expertise. 

Por isso, é fundamental que os gestores elaborem um bom planejamento e contem com uma gestão de conhecimentos. Visando, que cada colaborador contratado, possa utilizar todo o seu conhecimento para o desenvolvimento de suas atividades designadas.

Dessa forma, para que isso ocorra, é preciso que haja a aplicação de boas práticas de comunicação e fornecimento de feedbacks periódicos, acompanhados de uma gestão de competência. 

 5-Treinamento e desenvolvimento 

Por último, temos o treinamento e desenvolvimento, como pilar da gestão de pessoas. O seu principal objetivo é o desenvolvimento constante dos colaboradores, que devem partir da empresa juntamente com seu time de profissionais. 

Diante disso, é preciso que o empresário oferte novos conhecimentos que agregam ao currículo de cada colaborador. Sendo que, todo o treinamento e desenvolvimento profissional investido, retornará para empresa na otimização e aumento da qualidade de seus processos. 

A seguir iremos compartilhar algumas dicas: 

  • Verifique quais são os treinamentos e cursos mais desejados entre os colaboradores;
  • Realize treinamento contínuos;
  • Tenha parcerias com empresas de treinamento e desenvolvimento.


A título de concluir, afirmamos que toda empresa precisa prezar por uma gestão organizada e completa, a fim de garantir o correto funcionamento de todos os seus processos. 

Diante disso, é importante contar com apoio especializado para a realização da gestão de pessoas de sua empresa. 

Você pode contar com uma empresa de consultoria que tenha credibilidade no mercado, como o Grupo Rhodes.

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