Dicas de Gestão

Como abrir empresa em Brasília: passo a passo

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Deseja abrir uma empresa em Brasília? Montar o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros e esta é também uma excelente oportunidade para o desenvolvimento empresarial. 

No entanto, antes é preciso que cada empresário compreenda a importância de se planejar e  formalizar o processo de abertura da sua empresa.

É neste momento, que se iniciam as dúvidas na cabeça do empreendedor. Uma vez que abrir uma empresa é um passo muito importante. 

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo com o passo a passo de como abrir empresa em Brasília. Acompanhe nossas dicas e tire todas as suas dúvidas sobre este processo. 

Sobre Brasília

Brasília é a capital do Brasil e recebe hoje pessoas de todos os lugares,vindo do Nordeste, Norte, Sudeste, Sul do país e estrangeiros de vários lugares do mundo.

Com isso, possui uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas. Deste modo, Brasília é considerada como a terceira maior cidade do país.

A capital federal é muito mais do que um centro político e administrativo, a cidade possui um forte mercado consumidor com renda até três vezes maior do que a média nacional dos brasileiros. 

Diante disso,o PIB da cidade é de aproximadamente R$ 235 bilhões por ano, com uma renda per capita de R $79 mil por indivíduo, anual. Portanto, a cidade de Brasília tem um enorme potencial consumidor e para o empreendedorismo. 

Agora que você, leitor, já aprendeu um pouco sobre o cenário econômico, vamos compartilhar quais são os passos para  abrir uma empresa em Brasília. 

Aproveite para aprender mais lendo: A importância dos serviços de contabilidade consultiva durante momentos de crise.

Tipos de empresa

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a natureza jurídica. A qual diz respeito a escolha  do tipo de empresa que está disponível para você, empresário abrir em Brasília.

Desta forma, a natureza jurídica deverá ser escolhida de acordo com o perfil de cada empresa. A seguir iremos explicar, cada formato:

  1. MEI – esse tipo de empresa é formada por um único empresário, normalmente se encaixa melhor para profissionais autônomos que têm no máximo um funcionário e fatura no máximo até R$ 6.750,00 por mês;
  2. Empresário individual – esse formato é permitido para quem não tem sócios e quer abrir um pequeno negócio com capital de investimento baixo, mas pode faturar até R$ 360 mil por ano como microempresa e até R$ 4,8 milhões por ano como empresa de pequeno porte no simples nacional e pode faturar mais que isso em outras tributações;
  3. EIRELI – esse formato jurídico é representado por um único empreendedor que tem um capital maior para investir, porque por exemplo, o capital social mínimo para abrir uma empresa Eireli é de 100 salários mínimos. Mas quanto ao faturamento pode seguir as mesmas regras do empresário individual;
  4. LTDA – esse formato de abertura de empresa é quando 2 ou mais pessoas se juntam para abrir uma empresa;
  5. Sociedade Limitada Unipessoal – Esse é um formato novo de abertura de empresas, esse formato jurídico é apropriado para empresário individual que não quer trabalhar com sócios e quer proteção patrimonial dos seus bens pessoais, porque nesse modelo de empresa os bens pessoais do titular da empresa tem proteção jurídica no caso de problemas financeiros na empresa, ficando os bens pessoais do empresário protegidos.

Documentos para abertura em Brasília

De maneira resumida, a abertura de uma empresa em Brasília requer que os mesmos documentos dos demais estados, porém o que pode mudar é o preenchimento das informações.

Vamos à lista de documentos necessários para abrir uma empresa:

  • RG, CPF, CNH ou outro compatível;
  • Endereço residencial;
  • Estado Civil dos sócios ou titular;
  • Profissão dos sócios ou titular;
  • Telefone dos sócios ou titular;
  • E-mail dos sócios ou titular.

Agora vamos a lista de documentos e informações da futura empresa:

  • Endereço comercial da empresa;
  • Razão social da empresa;
  • Nome fantasia da empresa;
  • Atividades da empresa;
  • Capital social da empresa;
  • Participação de cada sócio na empresa;
  • Telefone de contato da empresa;
  • E-mail de contato da empresa.

Viu como é simples preparar os documentos e informações para abrir uma empresa em Brasília. Mas continue com a leitura que vamos mostrar um passo a passo para abrir uma empresa.

Aproveite para ler mais sobre: Benefícios fiscais: Como eles devem ser levados em conta no planejamento tributário.

Viabilidade para abrir empresa em Brasília

Nesta etapa, o empresário, poderá estar se perguntando, o que é a consulta de viabilidade?

São diversas as dúvidas que podem surgir na cabeça do empreendedor, afinal, não possui experiência com abertura de empresa. Logo,se faz importante contar com  o apoio de um contador.

Neste sentido, a etapa de viabilidade corresponde a análise e consultas cadastrais que possibilita identificar se é possível usar o nome empresarial desejado para o seu negócio.

Além disso, também será analisado se é possível abrir sua empresa no endereço escolhido, assim como se as atividades da sua empresa são permitidas em determinado endereço.

Desta forma, a consulta de viabilidade, será feita na administração regional de Brasília onde você quer abrir a empresa, onde será feita a viabilidade de localização e na junta comercial.

Passo a passo para abrir empresa em Brasília

Agora chegou o momento tão esperado, confira o passo a passo de como abrir sua empresa? Faça sua leitura com atenção. 

Compartilharemos aqui o passo a passo para abrir uma empresa em Brasília, mas vale a pena lembrar que na prática exige o acompanhamento de um profissional capacitado:

  1. Solicitar viabilidade na Junta comercial;
  2. Aguardar a aprovação da viabilidade;
  3. Solicitar DBE na Receita federal;
  4. Aguardar aprovação do DBE;
  5. Integralizar o DBE na Viabilidade;
  6. Pagar as taxas de abertura da empresa;
  7. Iniciar processo digital;
  8. Assinar documentos com certificado digital do CPF;
  9. Protocolar documentos. 

Após o cumprimento de cada passo, o seu CNPJ, contrato social e inscrição estadual estarão disponíveis de forma online, sem que seja preciso ir até a junta comercial.

Você pode contar com uma empresa de consultoria que tenha credibilidade no mercado, como o Grupo Rhodes.

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