Dicas de Gestão

Saiba a diferença entre faturamento e lucro

diferença-entre-faturamento- lucro

Muitos empreendedores não sabem qual a diferença entre faturamento e lucro. Isso ocorre devido a uma comum falta de conhecimento sobre conceitos básicos de contabilidade.

Porém, confundir os dois conceitos pode ser bastante nocivo para a saúde financeira do seu negócio. Pois, ao misturar estes dois conceitos, o empreendedor não é capaz de olhar de forma realista para o desempenho do negócio. 

Por isso, saber interpretar o que os números dizem e entender a fundo estes dois conceitos garante números mais realistas e acesso a informações relevantes. 

Pensando em te ajudar a compreender a diferença entre faturamento e lucro, criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber. Vamos lá? 

Leia também: Assessoria empresarial: Por que é importante para sua empresa 

Os caminhos do crescimento

Fazer com que o negócio apresente crescimento não é uma tarefa simples. Contudo, para que seja possível detectar o que de fato está acontecendo com o seu negócio é preciso saber quais são as diferenças entre faturamento e lucro e o que esse números dizem sobre o seu negócio. 

Dessa forma, não basta apenas ter um faturamento elevado é preciso saber se o mesmo se transformou em lucro. 

Afinal, é muito comum que mesmo com alto rendimentos e um bom volume de vendas, alguns empreendedores ainda tenham dificuldades no pagamento das despesas do negócio. Assim, o primeiro caminho para o crescimento é saber o que significa cada métrica. 

Então continue lendo este artigo e veja no tópico a seguir as diferenças entre faturamento e lucro.

Faturamento x lucro: entenda as diferenças 

Enquanto o faturamento diz respeito a todos os valores que entraram no caixa da empresa durante um determinado período, o lucro representa a riqueza gerada pelo trabalho da empresa e pode ser obtido pela diferença do faturamento em relação aos custos tanto fixos quanto variáveis.

Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido?

Deste modo, o lucro pode ser classificado de duas maneiras: lucro líquido ou lucro bruto. É importante entender este conceito justamente pelo fato de que qualquer negócio está sujeito a custos fixos e variáveis. 

Os quais irão influenciar diretamente no desempenho financeiro da empresa. Veja abaixo as diferenças entre lucro bruto e lucro líquido

  • Lucro bruto: é a soma de todas as receitas da empresa pela diferença de todas as despesas variáveis do negócio. Ou seja, os custos que não ocorrem todos os meses;
  • Lucro líquido: já o líquido pode ser entendido pela subtração da soma de todo o caixa da empresa menos os custos fixos, despesas que ocorrem todos os meses e impostos. 

Para entender melhor: 

lucro bruto = total de receitas – custos variáveis

lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos​

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre faturamento e lucro, veja a seguir a importância de se mensurar e monitorar estas informações. 

Qual a importância de mensurar o lucro e o faturamento da empresa?

Assim como dito anteriormente, saber as diferenças entre o faturamento e o lucro tem suas utilidades. Isso porque, um indicador como o faturamento, por exemplo, tem como função auxiliar a empresa no controle de vendas em um determinado período. 

A partir desta informação a empresa poderá perceber quais são os produtos que geram maior retorno financeiro e ainda aprimorar suas técnicas de venda. Além de identificar quais mercadorias têm prejudicado a lucratividade da empresa. 

Como aumentar o lucro e o faturamento de sua empresa?

Essa é literalmente a pergunta que todos querem saber a resposta, mas infelizmente, não existe receita de bolo para tanto. Contudo, é uma unanimidade que para se alavancar os lucros de uma empresa é preciso investimento.

O que pode ser algo bem amplo para falar a verdade, visto que os investimentos podem ser tanto de ordem estrutural, com ampliação de espaços, compra de equipamentos, quanto na imagem da empresa e ampliação no atendimento a novos clientes. 

É possível aumentar seus lucros por meio de diversas ações como campanhas de marketing, mudanças nos produtos e serviços oferecidos,  investimento em treinamento de pessoal, logística, entre tantas alternativas. 

Viu como saber a diferença entre faturamento e lucro faz toda a diferença sobre a sua visão de negócio? Outra ideia que faz toda a diferença é investir em um suporte contábil especializado! Então aproveite que já está no nosso site, e entre em contato com a equipe Rhodes

Somos uma contabilidade com vasta experiência no suporte aos pequenos e microempreendedores. Para ver mais conteúdos como este acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

Aproveite e leia em seguida: As vantagens da terceirização do financeira para empresas tech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *