Dicas de Gestão

Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas

geracao-de-caixa

Sabemos que empreender vai muito além do que somente obter lucro. É preciso estudar o seu modelo de negócio, as tendências de mercado, entender quando a economia entra em crise e saber criar estratégias que assegurem a saúde financeira de sua empresa. Além disso, deve-se entender conceitos que dizem respeito à saúde das suas finanças, como a geração de caixa.

Portanto, é primordial que os donos de empresa entendam o que é a geração de caixa e como ela contribui no controle financeiro de seu empreendimento.

A sua aplicação é fundamental, principalmente em períodos de instabilidade financeira, quando o profissional já não possui mais alternativas. Confira agora todas as nossas dicas!

O que é geração de caixa?

O primeiro passo é entender o que é a geração de caixa. Ela é uma importante ferramenta, capaz de direcionar como uma empresa deve realizar os  pagamentos de fornecedores, tributos, impostos, manutenção de equipamentos, dentre outros tipos de movimentações financeiras, sem que implique na falta de capital de giro.  

Dessa forma, a geração de caixa permite que o gestor, bem como o empresário, identifique de forma prática, quais são as suas entradas e saídas de valores.

Ou seja, por meio de seu uso é possível fazer o controle de todo o dinheiro que movimenta o caixa de seu estabelecimento.

Portanto, é fundamental que o profissional responsável mantenha-se sempre atento à toda movimentação de fluxo de caixa da empresa, prezando para que ele possa sempre estar positivo.

Quais métricas usar para acompanhar a geração de caixa?

A saúde financeira de uma empresa deve ser monitorada constantemente. Desse modo, é preciso identificar quais métricas de resultados podem ser usadas no controle de sua empresa. 

Veja a seguir três principais métricas de resultados que contribuem positivamente na geração de caixa

  • Projeção de fluxo de caixa; 
  • Análise do número de vendas e retenção de clientes;
  • Margem de contribuição.

Dicas de como melhorar a geração de caixa de sua empresa

Nenhuma ação poderá ser adotada se o empreendedor não compreender o processo de geração de caixa do seu próprio negócio. 

Além disso, para que consiga manter a saúde financeira sempre estável, em um cenário ideal, contratar os serviços de uma contabilidade seria o mais indicado. Sendo assim, é possível manter organizada toda a sua documentação contábil e fiscal em dia. 

Que saber como otimizar a sua geração de caixa de sua empresa? Acompanhe a seguir.

Melhore o controle de seu faturamento

É de conhecimento geral que o faturamento de uma empresa é o principal indicador que contribui para que os seus gestores identifiquem se estão obtendo lucro ou prejuízo em suas operações. 

Dessa forma, é preciso que os profissionais responsáveis dediquem tempo e atenção para identificar quais são os fatores que estão influenciando mensalmente o seu faturamento.

Além disso, é possível contar com ajudas dos sistemas de gestão. Eles contribuem para que o empreendedor tenha um maior controle de seu faturamento.

Consolide os empréstimos solicitados

Normalmente, quando sua empresa fica sem capital, os micros, pequenos e médios empreendedores acabam recorrem as linhas de créditos, os famosos empréstimos. O intuito é manter a operação de sua empresa ativa nos momentos de crise financeira. 

Entretanto, muitos profissionais acabam perdendo o controle e acumulando dívidas que se tornam impagáveis devido às condições de pagamento e cobrança de altas taxas de juros.

Sendo assim, é essencial que o empreendedor busque negociar os seus empréstimos já adquiridos com o sua instituição financeira. Logo, é possível honrar com seus compromisso sem trazer a sua empresa maiores prejuízos.

Automatize os seus processos

Graças às inovações tecnológicas, é possível automatizar diversos processos internos empresariais como, por exemplo, controle de estoque, faturamento, envio de documentação a Receita Federal e etc.

Portanto, busque estudar quais sistemas e softwares apresentam maiores vantagens para seu modelo de negócio. Vale a pena buscar alternativas que colaborem no aumento de eficiência do atendimento ao cliente.

Crie incentivos que diminua a inadimplência de seus clientes

Criar incentivos que diminua a inadimplência de seus clientes é uma excelente alternativa para que deseja melhorar a geração de caixa de sua empresa.

Desse modo, é possível oferecer desconto para os clientes que realizarem os seus pagamentos antes da data prevista para o vencimento. 

Além disso, criar promoções e aproveitas as datas comemorativas podem ajudar a aumentar o faturamento e obter uma maior taxa de lucro.

Conclusão

Por fim, a geração de caixa sempre deverá ser uma prioridade para qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou segmento de mercado. 

Uma vez que todo negócio precisa realizar o controle de suas entradas e saídas, para que assim consiga alcançar uma maior estabilidade financeira. 

Caso ainda possua dúvidas sobre como funciona o fluxo de caixa, ou quais estratégias podem ajudar a realizar um controle eficiente, entre em contato agora mesmo com nossa equipe.

Nós oferecemos soluções eficientes que vão agregar valor ao seu negócio. Aproveite e curta as nossas redes sociais para acompanhar o nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *