Grupo Rhodes

Negócios sustentáveis: Aprenda como crescer de forma estruturada

negócios sustentáveis

Como fazer minha empresa crescer de forma saudável? Está é uma pergunta feita constantemente pelos empresários em relação ao futuro de seus negócios. E é este é o fator principal que norteia o desejo de expansão, aumentando assim suas chances de sucesso. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 23,4% dos empreendimentos encerram suas atividades em até dois anos. Desta maneira, a busca do crescimento sustentável, deve ser feita de maneira organizada e direcionada em seus objetivos principais. 

Quer aprender como crescer de forma estruturada? Continue lendo e descubra como investir na expansão de seus negócios.  

O que são Negócios Sustentáveis?

Negócios sustentáveis, são empreendimentos que buscam o seu crescimento de forma saudável e estruturada. Evitando assim um inchaço ao tomar decisões sem um planejamento prévio e comprometendo a saúde financeira e econômica. 

Para que todo o processo de expansão possa ocorrer de forma segura, preparamos para você algumas dicas que podem te direcionar e alcançar melhores resultados: 

-Desenhe os processos

O primeiro passo para ter um negócio sustentável é criar um planejamento de crescimento, que possibilite as projeções de suas metas e objetivos, que por sua vez deverão ser atingidos a longo e médio prazo. 

A fim de manter um melhor controle, busque padronizar todos os processos. Desde o atendimento até o pós-venda, estabelecendo um roteiro com práticas a serem seguidos como também para o processo de gestão financeira, gestão de pessoas, analise de dados dentre outros. 

Saber como agir diante de seus clientes e processos, irá auxiliar durante todo o seu processo de crescimento. 

-Projete a escalabilidade

A escalabilidade, é a capacidade que uma empresa possui de se adaptar às mudanças, aumentando os lucros e vendas, sem aumentar os custos operacionais. Portanto, este princípio ter a ver com o crescimento sustentável, em resumo como um empresa consegue crescer sem que esgote sua mão de obra e os seus recursos financeiros. 

Entenda: Imagine um pet shop, se o empreendedor deseja expandir o negócio, terá que dobrar o seu movimento, logo precisará dobrar quantidade de seus produtos, aumentar o número de funcionários como também o seu espaço físico. Em um primeiro momento com base no ponto de vista principal não será possível aplicar a escalabilidade. 

Contudo é possível, abrir novas franquias de seu empreendimento gerando assim renda passiva para seu negócio. Dessa maneira não será necessário fazer a sua gestão, pois cada nova unidade terá um gestor responsável e que ainda irá repassar parte do faturamento.

-Controle os custos 

Uma expansão feita de maneira não sustentável pode proporcionar prejuízo ao setor financeiro de sua empresa, deixando a sua empresa sem recursos necessários para o seu crescimento. Por este motivo não se esqueça de fazer o controle financeiro do seu fluxo de caixa, acompanhando diariamente as entradas e saídas. 

Através deste acompanhamento busque adotar práticas que contribuem para a economia de seu negócio, como por exemplo o uso consciente da energia elétrica. Ao adotar essa e outras medidas, ficará mais fácil reduzir algumas despesas. 

Quais são os benefícios de estruturar um negócio sustentável?

Buscar o crescimento estruturado será extremamente benéfico para o seu negócio. Veja abaixo quais os benefícios, que podem ajudar o seu negócio a crescer de forma sustentável:    

-Aumento da rentabilidade 

Quando uma empresa cresce de forma sustentável, a sua demanda também aumenta, mas através do controle financeiro os seus custos não iram disparar. Isso significa que você está aumentando a sua rentabilidade e lucratividade de seu negócio, sem gastar na mesma medida.   

-Segurança nas crises 

Através da consolidação do cenário de seu negócio, é possível trabalhar a rentabilidade bem como o seu desempenho. E se preparar para as mudanças constantes no mercado, as quedas sazonais bem como se preparar para emergências. 

-Diferenciação do mercado

Quanto maior for o crescimento, maior será o seu destaque com os clientes. Correto? Através de um desenvolvimento sustentável, esta relação se torna especialmente mais intensa. Devido ao seu crescimento não ser algo temporário e sim um elemento do seu plano de expansão.

Buscar se diferenciar no mercado é um fator importante, principalmente para atrair o seu público alvo. Neste momento vale considerar aumentar o alcance de mercado de seu negócio, como por exemplo abrir uma filial.  Além disso você também poderá diversificar os seus produtos comercializados. 

Portanto, quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, é preciso ter em mente que tudo irá depender da elaboração de um bom planejamento. Sendo a partir dele, a criação e abordagens de estratégias que irão se desenvolvidas durante o desafio da expansão. 

Agora que você já sabe como fazer o seu negócio crescer de forma sustentável, que tal colocar em prática?  

Acesse nosso blog e leia também: Como fazer uma boa admissão de funcionário na empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *