Dicas de Gestão

Reestruturação financeira: como planejar as finanças em situações adversas

reestruturacao-financeira

Grande parte dos empreendedores brasileiros já estão acostumados a enfrentar desafios que podem levá-los à reestruturação financeira.

Desse modo, se você deseja empreender, saiba que provavelmente enfrentará vários desafios, como por exemplo a necessidade de reestruturar sua empresa financeiramente.

Momentos delicados como o atual afetam diariamente inúmeras empresas. Entretanto, é preciso encarar estes períodos de dificuldade como oportunidades.

É exatamente por isso que iremos mostrar neste artigo: como planejar as finanças de sua empresa por meio de uma reestruturação financeira. Confira a seguir!

Quais os principais desafios enfrentados pelas empresas?

O primeiro passo a ser dado para vencer as dificuldades de uma empresa é conhecê-la. Ou seja, os problemas podem estar surgindo por diversos motivos, podendo ser de fatores internos ou externos.

Desse modo, para auxiliar no processo de estudo e identificação, é possível fazer uso da Matriz de SWOT, que permitirá analisar quais são os pontos fortes e fracos do negócio.

Ao identificar quais são as fraquezas e quais aspectos internos influenciam de forma negativa no desenvolvimento das operações, o empreendedor poder classificá-las e desenvolver estratégias que o auxiliem a corrigir todos os problemas identificados. 

Geração de receita

Um dos primeiros problemas identificados que podem gerar um grande impacto é a diminuição do número de vendas realizados. 

Sabemos que em diversas ocasiões uma empresa pode apresentar queda em seu faturamento, isso é normal. 

Conforme o Serasa Experian, cerca de 63,8 milhões de pessoas estão inadimplentes e, por este motivo, preferem economizar para que assim consigam regularizar a sua situação.

Dessa forma, as empresas acabam apresentando queda em sua geração de receita. Por isso, é de extrema importância que os empresários conheçam e estude o seu setor como também o mercado.

Gestão de estoque

Em situações adversas, na qual uma empresa não possui uma gestão eficiente de estoque, o seu processo de venda pode acabar sendo impactado. 

Já que se torna complexo atender toda a demanda de serviços e clientes, gerando assim a falta de produtos em estoque e até mesmo a perda de produto por má condições de armazenamento ou por falta de giro. 

Gestão financeira

 A queda no número de vendas também poderá estar atrelada aos problemas de gerenciamento financeiro.

Exigindo assim, que o gestor mantenha organizado todo o fluxo de caixa, programando documentos e assegurando que os recebimentos de valores sejam realizados.

Por que realizar uma reestruturação financeira?

A reestruturação financeira é um processo capaz de ajustar toda a estrutura de capital da empresa, permitindo ter um maior controle financeiro e contábil. 

A partir da implementação desta estratégia é possível assegurar que as pequenas e médias empresas superem suas dificuldades, sejam elas de aspectos relativos à gestão financeira, caixa ou a legislação. 

Em suma, a adoção desta prática representará uma verdadeira transformação na empresa, a partir de etapas mais estruturadas. 

Neste sentido, é possível criar um planejamento de curto, médio ou longo prazo e a partir do diagnóstico Fusão de empresas: o que é, quais os benefícios realizados em cada operação e setores.

Como reestruturar as finanças da sua empresa?

Cuidar da saúde financeira deve ser uma atividade primordial para qualquer gestor ou empresário.

Sendo assim, por meio da reestruturação financeira, é possível entender o que vem dando certo ou errado no empreendimento, bem como quais processos precisam ser otimizados. 

Desse modo, deve-se realizar quantas mudanças forem necessários para que os resultados esperados possam ser alcançados. 

Veja a seguir quais são os passos para realizar uma reestruturação financeira: 

  • Faça um diagnóstico da situação atual;
  • Analise o fluxo de caixa;
  • Faça projeções financeiras;
  • Avalie os riscos de falência;

Quais são os modelos de reestruturação financeira que mais auxiliam as empresas?

A reestruturação financeira, é um processo fundamental para que as empresas possam superar os períodos de desafios e de instabilidade.

Deste modo existem três modelos principais de reestruturação que auxiliam as empresas a se organizarem.

O primeiro deles é a reestruturação da estratégia de vendas, que possui foco na revisão de cada processo comercial, adaptando suas estratégias ao cenário mercadológico. Evitando assim que a empresa feche suas portas por falta de faturamento

Já o segundo modelo é a reestruturação de estoque e logística, que permite analisar quais são os produtos que possuem maior giros bem como a capacidade suficiente para cada período e de acordo com a demanda.

Além disso, também será analisado quais produtos estão parados a mais tempo, que representam um capital de giro parado e criar campanhas e promoções, a fim de promover a venda destes produtos.

Por último, também pode ser adotado a reestruturação de equipes, realizado uma redistribuição das tarefas e responsabilidade de cada colaborador.

Para que estas estratégias se tornem mais eficiente é essencial que considere as competências, experiências e habilidades profissionais.

Agora que o leitor já compreendeu o conceito de reestruturação financeira e como ela pode ser implementada, que tal dividir conosco as suas dúvidas e opiniões?

Aproveite para seguir a gente em nossas redes sociais e acompanhar nosso blog. Estamos sempre compartilhando conteúdos e dicas que podem ajudar na gestão de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *