Dicas de Gestão

Rede de Farmácias: vale a pena apostar nesse mercado?

rede-defarmacias-vale-a-pena-apostar-nesse-mercado

Futuros e novos empreendedores precisam ficar atentos ao mercado para investirem no ramo certo. Um dos setores que mais têm apresentado um crescimento nos últimos anos e promete manter o ritmo é a rede de farmácias.

Desta maneira, para você ter a real proporção do que estamos falando, segundo a Farmarcas, Associação Multimarcas de Farmácias, o crescimento do setor já chegou a apresentar 1% a 2% acima do PIB nacional.

Conheça agora todos os fatos que respondem o questionamento se vale a pena ou não apostar em uma rede de farmácias. Veja a seguir!

Por que uma rede de farmácias?

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o Brasil tem, aproximadamente, mais de 78 mil unidades. Basta andar pelas ruas do seu bairro para se deparar com várias farmácias.

Os números não mentem, investir em uma rede de farmácias pode ser um negócio bastante lucrativo. Muito além do que ser apenas um setor rentável, aqui nós estamos falando em um mercado em crescimento.

Ainda segundo a Abrafarma, os dados mostram que as pessoas estão cada vez dando uma maior atenção para a saúde, higiene e beleza. Desta forma, deve-se intensificar o número de investimentos no mercado, com o intuito de oferecer novos pontos de venda.

Quando o assunto é iniciar um novo negócio, existem vários fatores que devem ser levados em consideração. Muitos novos empreendedores acabam direcionando seus esforços somente na parte financeira e se esquecem de que é um trabalho que precisa estar em sintonia com todas as partes envolvidas.

Portanto, vamos conhecer agora quais são os pontos mais importantes ao abrir uma rede de farmácias.

Do que eu preciso para abrir um negócio?

Um novo negócio não começa do dia para noite. Existem diversos fatores que influenciam no sucesso ou não de uma empresa.

É necessário que todo empreendedor estude e conheça, em primeiro lugar, o mercado no qual deseja investir. Desta forma, ele consegue identificar, com antecedência, quais serão os seus principais concorrentes, qual será o valor inicial a ser investido, entre outros.

Portanto, o primeiro passo para abrir uma rede de farmácias é montar um plano de negócios bem elaborado e com informações claras.

Conheça agora alguns dos passos importantes para direcionar a sua tomada de decisão sobre investir no mercado farmacêutico ou não.

1. Defina a localização

Antes de analisar a concorrência do seu negócio, é necessário ter bem definido, em primeiro lugar, qual será a localização da sua farmácia. Errar aqui pode resultar em futuros prejuízos financeiros.

Sendo assim, é necessário identificar se existem outros estabelecimentos na região onde você pretende iniciar a sua rede de farmácias. Outros fatores relevantes que precisam ser levados em consideração é se o local é de fácil acesso, o poder aquisitivo daquele bairro e se existem postos médicos ou hospitais próximos à região.

2. Fique de olho nas finanças

Agora que você já tem pré-estabelecido a região onde será a sua farmácia, será necessário avaliar o setor financeiro. Aqui não se trata somente se o empresário possui recursos para iniciar o seu projeto, mas para mantê-lo de pé também!

Ou seja, cabe ao empresário avaliar a quantidade de recursos disponíveis para os gatos com o local, compra de medicamentos, etc. Além disso, é de extrema importância identificar a existência de capital de giro para que aquele negócio permaneça de pé até que comece a dar retorno.

3. Contratação de profissionais

Além dos gastos já citados acima, existem outros que ajudam a avaliar se vale a pena ou não começar uma rede de farmácias. Dentre eles, deve-se considerar, principalmente, que será necessário contratar alguns funcionários.

É importante definir se os colaboradores serão pessoas com uma vasta experiência no mercado ou se haverá algum treinamento para profissionais novos. Todas essas escolhas ajudam a definir e planejar todo o lado financeiro.

4. Uma boa gestão

Por trás de um negócio de sucesso, está uma boa gestão empresarial e financeira. Um dos fatores mais frequentes no fechamento de empresas se encontra em erros na gestão.

Administrar o seu negócio é crucial não somente para a sobrevivência do mesmo, como também para o seu crescimento. Portanto, tenha em mente que os cuidados com a gestão da sua rede de farmácias influenciaram diretamente em seu sucesso.

Você pode também contar com a ajuda de profissionais especializados na área para auxílio na gestão do seu negócio. Atualmente, diversas empresas oferecem o serviço focado em setores específicos.

O que achou no nosso conteúdo? Para continuar acompanhando o nosso conteúdo e tendo acesso à mais dicas e informações, visite o nosso blog!
Para mais informações sobre os nossos serviços, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *