Dicas de Gestão

Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Saiba como identificar

sua-empresa-está-dando-lucro-ou-prejuízo-saiba-como-identificar

Uma situação bastante comum dentro das empresas, seja ela de pequeno ou médio porte, é que muitos empresários ao abrir as portas de sua empresa, não possuem conhecimento técnicos sobre de finanças e contabilidade. 

Claro que esta questão pode ser revertida ao contar com apoio de profissionais especializados e ferramentas que otimizam os seus processos e controles os seus números.  

Para que você, leitor, não se sinta perdido e compreenda se sua empresa está dando lucro ou prejuízo, acompanhe nossas dicas que vai te ajudar a as finanças de seu empreendimento.  Acompanhe!

 O que é lucro 

A Demonstração de Resultados do Exercício, o DRE, é responsável por apontar o quanto a empresa está apresenta de lucro ou prejuízo. 

Por meio deste instrumento, é possível analisar os resultados de confronto entre as suas receitas, despesas, investimentos e custos de forma mensal. 

Ou seja, quando uma empresa apresenta lucro, ela dispõe de valores em seu faturamento que sobraram após os pagamentos de seus gastos.

Lucro X Fluxo de caixa 

Um segundo ponto importante, que todo empreendedor deve estar atendo, é saber diferenciar o conceito financeiro do conceito contábil de seu lucro e controle do fluxo de caixa

Desta forma, será possível compreender que suas receitas e despesas não necessariamente podem apresentar lucro de forma financeira, uma vez que, parte do seu processo de venda é feito a prazo. 

Analise as suas despesas

Quando um empreendedor busca descobrir se sua empresa está dando lucro ou prejuízo, ele tende a estudar o custo de suas operações. Está, no entanto, pode parecer uma atividade simples, mas acaba confundindo muitos gestores. 

Sendo assim, é preciso que faça uma análise minuciosa de suas despesas como, contas de água, energia elétrica, internet, aluguel do imóvel, condomínio e etc. Não se esquecendo de analisar também as despesas compartilhadas entre os sócios. 

Categorize os seus gastos 

Além de saber analisar corretamente cada uma de suas despesas o empreendedor também precisará se dedicar na categorização de seus gastos. 

Desta forma, será possível criar uma planilha ou até mesmo utilizar os softwares de gestão para categorizar os seus diferentes tipos de gastos, por exemplo:

  • Despesas fixas (aluguel, folha de pagamento de funcionários, energia elétrica e etc.);
  • Despesas variáveis (compra de matéria prima, comissão de vendedores, frete do envio de produtos dentre outras).

Além disso, também será preciso registrar todos os tipos de investimento realizados. 

Entenda que o faturamento não é dinheiro no bolso 

A sua empresa obteve um bom faturamento este mesmo? Isto é ótimo. Mas atenção isso não significa que pode sair fazer grandes retiradas de seu caixa. 

Além disso, também será preciso fazer o controle dos clientes inadimplentes, o pagamento das altas taxas de cartão, compras parceladas e etc. 

Desta forma, a fim de conferir corretamente o quanto está entrando em seu caixa bem como o quanto sobra, é possível fazer o uso da Curva ABC, que permite compreender quais produtos ou serviços realmente estão trazendo retorno financeiro. 

Outra dica importante é sempre está atento ao cálculo correto da margem de lucro, muitos profissionais acabam se confundindo e achando que a margem de lucro corresponde a diferença entre o preço de compra do produto e o seu preço de venda ao consumidor final. 

Aproveite para ler: Como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio?

Adote ferramentas que permita compreender sua empresa está dando lucro ou prejuízo

O cenário ideal para qualquer empresa, é contar com o apoio de um sistema de gestão que permitem a automatização de atividades. 

Tornando sua gestão mais eficiente e o trabalho de seus colaboradores mais produtivo. Desta maneira, é possível fazer o controle financeiro de suas contas a pagar, a receber, além de também possibilita o acompanhamento de conciliações bancárias e emissão do DRE. 

Como por exemplo, o ContaAzul, que permite a realização do DRE online, dentre outros tipos de serviços. 

Agora, que você já compreendeu melhor o conceito de lucro e como identificar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Que tal aprender um pouco mais sobre a gestão e contabilidade?

Acesse nosso blog e aproveite para ler quais os principais indicadores de endividamento de um negócio?

Siga também as nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *