Dicas de Gestão

Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

coronavirus-como-manter-a-sua-empresa-ativa-em-momentos-de-crise

Muitos empresários acabam encontrando dúvidas se é possível ou não manter a sua empresa ativa em momentos de crise. Não somente é possível mantê-las ativas como também prepará-las para o momento que o cenário apresenta melhora.

Entretanto, preparar a sua empresa para sobreviver aos períodos de crise para por uma série de medidas que precisam ser tomadas.

Por exemplo, é impossível sobreviver diante de um cenário como este sem ter o controle sobre as suas finanças. Afinal, estamos passando por um momento no qual todo o faturamento mensal de uma empresa acaba não correspondendo às expectativas.

Além disso, de acordo com o Guia de gestão financeira em tempos de coronavírus, lançado pelo Sebrae, as empresas estão lidando com um momento bastante delicado. O que faz com que seja extremamente necessário o conhecimento de alternativas para manter a sua empresa ativa.

Confira agora quais são as medidas que você pode adotar no cotidiano da sua empresa a fim de garantir a sua sobrevivência.

A importância da gestão financeira

O primeiro e principal foco das empresas precisa ser a sua gestão financeira. Ter controle sobre todas as receitas e despesas do seu negócio faz com que seja possível projetar os próximos meses.

Além disso, a projeção do faturamento de uma empresa é de extrema importância não somente em momentos de crise, mas quando está tudo normal também. Por isso, se atente à todas as entradas e saídas no seu negócio.

Desta maneira, uma das ferramentas mais usadas no controle financeiro de uma empresa é o fluxo de caixa. Por meio dele, todo gestor consegue registrar qualquer movimentação financeira em um determinado período de tempo.

O fluxo de caixa permite, além da projeção de ganhos e gastos nos próximos meses, a possibilidade de reduzir algumas despesas. Uma vez que você tem o conhecimento de todas as saídas existentes na sua empresa, fica mais fácil saber o que pode ser cortado ou não.

Portanto, para manter a sua empresa ativa em momentos de crise, considere dar mais atenção ao fluxo de caixa e às suas finanças.

Inclusive, acesso o nosso artigo sobre como identificar se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo.

Pense nos seus funcionários

Outra maneira de manter a sua empresa ativa em meio à crise que estamos vivendo é pensar em soluções para os seus funcionários.

É necessário entender que a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do coronavírus é o isolamento e quarentena total. Ou seja, que todas as pessoas fiquem em casa e evitem qualquer tipo de contato social.

Desta forma, como manter a performance e a entrega de resultados satisfatórios para os seus clientes? Atualmente, as empresas estão tomando duas medidas que, considerando o serviço que elas prestam, colaboram com a recomendação do Ministério da saúde. São elas:

Tais possibilidades podem, inclusive, contribuir para a redução de algumas despesas da empresa, como a conta de luz, por exemplo.

Não esqueça de se relacionar com o seu cliente

A manutenção dos seus cliente é o que vai fazer com o que o seu negócio permaneça faturando. Sendo assim, é de suma importância que você não se esqueça de manter contato com todos eles.

Ou seja, é fundamental mostrar que a sua empresa está ativa mesmo com a crise do coronavírus. Uma das formas de marcar presença e se comunicar com os seus clientes é por meio das redes sociais e blog.

Forneça informações importantes sobre o andamento dos seus negócios e mantenha sempre o contato com os seus clientes.

É possível sim manter a sua empresa ativa em momentos de crise

É necessário entender que a crise do coronavírus vai passar e, para que a sua empresa consiga uma retomada de maneira rápida, deve-se planejar com antecedência.

Portanto, não deixe de pensar agora quais as medidas que devem ser tomadas para manter a sua empresa ativa em momentos de crise.

Conte com o apoio de uma contabilidade para que todos os processos do seu negócio estejam devidamente organizados! Passar por um momento como este com o suporte de um serviço especializado é uma alternativa mais que assertiva.

Para saber mais sobre os nossos serviços e como nós podemos auxiliar a sua empresa, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *