Dicas de Gestão

Quais são os tipos de planejamento tributário e como escolher o ideal para sua empresa

tipos-planejamento-tributario (2)

Existem muitas formas de reduzir custos na gestão de um negócio. Desde a revisão de processos internos à execução de um controle financeiro mais cuidadoso, maximizar o lucro é uma das principais ambições de todo empreendedor.

Além disso tudo, um empresário ainda deve se preocupar com o dinheiro destinado ao pagamento de impostos. No entanto, existe uma alternativa extremamente vantajosa: o planejamento tributário.

Você conhece essa ferramenta de gestão? Sabe como escolher o ideal para sua empresa? Não se preocupe, neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse mecanismo, que também é conhecido como elisão fiscal.

Siga com atenção e descubra mais sobre os tipos de planejamento tributário e como eles podem te ajudar a economizar no seu estabelecimento. Tenha uma ótima leitura!

Planejamento tributário: o que é isso?

O planejamento tributário é composto por uma série de ações voltadas para reduzir a carga de impostos que incide sobre uma determinada empresa. Uma das questões mais importantes a respeito dessa prática é a necessidade de manter o empreendimento em questão sempre dentro dos conformes da lei.

A elisão fiscal, que é um conceito amplamente disseminado no meio empresarial, não pode ser confundida com a evasão de impostos, que é um crime grave. Economizar na carga tributária não significa sonegar!

Ao implementar essa ferramenta dentro da sua empresa, é possível agir através do regime tributário, das isenções fiscais e da criação de um calendário de impostos, dentre outras questões. Saiba mais um pouco sobre os tipos de planejamento tributário a seguir:

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Agora que você já entendeu superficialmente o conceito de planejamento tributário, é hora de conhecer seus tipos diferentes:

Planejamento tributário operacional

O planejamento tributário operacional é o conjunto de ações voltadas para organizar e otimizar todo o setor contábil de um empreendimento.

Muitas empresas pagam mais impostos do que precisam, seja por conta de processos repetitivos, devido a atrasos no pagamento, ou por uma negligência, de modo geral.

Sendo feito preferencialmente com o apoio de uma contabilidade terceirizada, o planejamento operacional requer um amplo conhecimento acerca dos impostos que incidem sobre sua atividade econômica e quais são os atos operacionais que causam essa incidência.

Até organizar todo o setor contábil da sua empresa, esse processo pode levar algumas semanas, por vezes até meses. Tudo depende do grau de intensidade com que a organização precisa ser remanejada e seus processos revisados.

De modo geral, um contador calcula os impostos junto ao seu plano orçamentário e estabelece uma forma de pagar os impostos que faça sentido com o calendário da empresa e que não prejudique o seu capital de giro em nenhuma época do ano.

Planejamento tributário estratégico

O tipo estratégico de elisão fiscal é feito com um foco maior no sucesso a longo prazo de uma empresa. Com foco em sua expansão e crescimento, o planejamento tributário pode ser um ótimo fator contribuinte para estabelecer uma visão e uma missão de forma mais clara.

Por isso, este mecanismo de gestão requer uma série de análises técnicas que ajudem a visualizar questões básicas, como a localização da empresa, sua estrutura de capital e setor de atuação. 

Além disso, obviamente, neste processo entra a definição de um regime tributário e a prospecção de incentivos fiscais.

Considerando que cada uma dessas questões pode influenciar no pagamento de impostos, faz sentido que o planejamento tributário estratégico passe por tudo isso.

Esse tipo de elisão fiscal é definida ao longo de anos, e durante cada ano de exercício ela deve ser avaliada. 

Caso necessário, é preciso fazer adaptações e mudanças no planejamento, sempre certificando que as atividades centrais da empresa não sejam prejudicadas e que o lucro seja o objetivo central.

Planejamento tributário tático

O planejamento tributário tático serve como uma ponte entre a visão global da empresa e cada parte operacional que faz com que ela funcione. Isso significa que neste processo a ajuda de uma contabilidade de qualidade se torna ainda mais valiosa.

Isso porque um profissional desse setor, com experiência no mercado e dotado das ferramentas analíticas mais modernas, é responsável por trazer uma visão dinâmica e panorâmica do seu negócio frente à concorrência e ao cenário econômico como um todo.

Desta forma, ele é capaz de elaborar projeções e ditar quais atos causadores da incidência de impostos são mais importantes e quais são descartáveis. 

Além disso, muitos programas de benefício fiscal podem requerer adaptações operacionais para que sua empresa se torne elegível, e é nisso que entra a parte tática de um planejamento tributário.

Busque apoio de uma consultoria tributária!

Se você deseja criar um planejamento tributário, independentemente de qual for o tipo que precisa na sua empresa, é hora de conhecer a consultoria tributária do Grupo Rhodes! Somos uma contabilidade localizada em Brasília, e oferecemos serviços contábeis de alta qualidade no âmbito tributário e financeiro.

Venha conhecer as nossas soluções e saiba como elas podem ajudar a sua empresa a ter mais sucesso e gerar mais lucro ano após ano! Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos colaborar com o seu cotidiano gerencial.

Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e conferir nosso blog para ler mais artigos. Continue sua leitura: Consultoria Empresarial em Brasília: você conhece as soluções da Rhodes Contadores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *