Dicas de Gestão

Planejamento estratégico empresarial: como fazer

planejamento-estratégico-empresarial


Manter uma empresa nos trilhos não é um objetivo fácil, desde o processo de abertura. A observação da economia, a análise do mercado e a gestão financeira estão entre as diversas preocupações de um empresário. É importante estar preparado para lidar com tudo isso ao criar seu próprio negócio.

A principal ferramenta que pode ajudar a guiar um empreendedor durante sua empreitada é o planejamento estratégico empresarial

Essa prática de gestão é essencial para avaliar o cenário em que uma empresa está inserida, bem como suas chances de sucesso. Além disso, esse tipo de estratégia de negócios envolve a criação de planos de ação alinhados ao objetivo do empresário.

Esses são apenas alguns exemplos de todas as etapas que fazem parte desse conjunto de ações denominado planejamento estratégico empresarial. Se você quer saber mais sobre essa prática de gestão, este artigo foi feito para você!

Então leia até o fim para saber mais sobre noções de estratégias de negócios e aprender como fazer um planejamento estratégico empresarial. Tenha uma boa leitura!

O que é um planejamento estratégico empresarial?

Como já explicamos, essa prática de gestão é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização, seja qual for seu porte. O mercado está em permanente estado de mutação, e qualquer maneira de garantir que o empreendedor possa antever essas mudanças é bem-vinda.

Sendo assim, um planejamento estratégico empresarial consiste em algumas questões essenciais. Confira quais são:

  • Definição de um nicho de mercado;
  • Estimativa de valor ideal de capital de giro;
  • Elaboração de metas e objetivos;
  • Criação de planos de ação voltados para o cumprimento desses objetivos;
  • Traçar um plano de crescimento.

Esses são apenas alguns exemplos do que deve nortear esse planejamento. Vale constar que, caso você esteja abrindo um negócio, a criação da sua lista de estratégias empresariais precisa conter questões importantes como sua natureza jurídica, regime tributário, etc.

Qual a importância do planejamento estratégico empresarial?

Se você deseja ter um caminho traçado para que sua empresa não fique à deriva no mercado de trabalho, é essencial fazer um planejamento estratégico

Graças a essa metodologia, um empresário pode compreender sua concorrência, e ter uma trilha de ações e planos voltados para cada circunstância. Veja alguns dos principais benefícios:

  • Ganho logístico graças à organização dos processos;
  • Aumento de produtividade;
  • Aprimoramento da estrutura da empresa;
  • Preparo frente a adversidades;
  • Fidelização de clientes graças a um planejamento comercial;
  • Motivação e alinhamento de funções dos colaboradores;
  • Tomada de decisões mais qualificadas.

Esses são apenas alguns dos múltiplos fatores vantajosos de um planejamento estratégico empresarial

Alguns benefícios a longo prazo você só irá perceber depois de alguns anos, mas tudo é feito com base em uma estratégia de negócios bem estruturada. Veja agora como colocar essa ideia em prática!

Leia mais: Estratégias completas para conseguir capital de giro.

Como fazer um planejamento estratégico na minha empresa?

Tendo em mente a importância dessa prática de gestão, é hora de saber colocar a mão na massa! Veja os passos para criar um planejamento estratégico!

Atividade central

Sua empresa precisa definir uma razão central para sua existência. Quais são os produtos diferenciados que ela vende? Quais serviços que você presta que são o principal sustento das suas atividades? 

Todas as respostas que você encontrar devem ser o centro de grande parte das suas ações estratégicas. Tanto em termos de marketing, quanto em termos de investir na estruturação da companhia.

Planejamento voltado para o futuro

Crie uma estimativa de orçamento com o qual você pretende trabalhar ao longo do ano. Consulte com especialistas para ter uma dimensão do faturamento que sua empresa pode ter no primeiro ano de atividade, além de conseguir estimar o seu crescimento no decorrer dos primeiros doze meses.

A partir disso, você consegue renovar suas estratégias e fazer novas avaliações para o ano seguinte. Vale lembrar que um empreendedor deve estar preparado para lidar com lucros pequenos, ou até prejuízos no primeiro ano de atividade. 

Isso faz parte do investimento, e é preciso ter reservas prontas para manter sua empresa em plenas condições de operar no meio tempo.

Fique atento a indicadores de performance

Existem diversas ferramentas de gestão que são utilizadas por grandes corporações ao redor do mundo. 

Como parte de um planejamento estratégico, sua empresa deve estar sempre atenta a qualquer forma de medir o desempenho do empreendimento como um todo e de cada setor separadamente. É importante também usar ferramentas que meçam o desempenho de vendas de cada produto individualmente.

É preciso, porém, obter dados de forma eficaz, para que seja possível ter confiança nas informações trabalhadas. É extremamente importante, portanto, contar com o apoio de um profissional capacitado para a coleta de dados financeiros e contábeis, entre uma série de benefícios.

Leia também: A importância dos serviços de contabilidade consultiva em momentos de crise.

Conte com o apoio de um contador!

Além de todos os benefícios na gestão financeira que acabamos de mencionar, uma contabilidade especializada no seu setor de atuação pode ajudar a gerenciar aspectos da sua tributação, além de oferecer valiosos conselhos estratégicos e mercadológicos.

Sendo assim, venha conhecer o Grupo Rhodes! Além de contabilidade gerencial, também oferecemos serviços de consultoria tributária e financeira e de BPO Financeiro. Seja qual for a solução que encaixe melhor em suas demandas, trabalhamos sempre com foco em gerar resultados positivos.

Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar sua empresa a ter sucesso, construindo uma estrutura organizacional e um planejamento estratégico bem feito.

Confira também o nosso blog e as nossas redes sociais para mais conteúdos como este. Continue a leitura: Consultoria Financeira em Brasília – conheça a solução da Rhodes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *